Exercícios Socioemocionais
O poder dos jogos e da gamificação
Acumular conhecimento sobre as relações e a natureza humana nos possibilita criar e melhorar as ferramentas comportamentais que temos ao nosso dispor. Sem uma reflexão ética de como usar essas novas capacidades, sem definir uma intenção e um objetivo que seja positivo...
Competências socioemocionais na promoção da Saúde mental
Não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma era de mudanças e que nos traz a necessidade de reformular muitas das premissas que temos e que não se adequam mais ao mundo de hoje. Uma dessas premissas é o cuidado com a “Saúde mental”; tema que está em voga nos...
A Arte de Perguntar: Dominando Tipos de Perguntas para Facilitação Eficaz
Tipos de perguntas usadas na facilitação No meu artigo anterior trouxe uma reflexão sobre a importância da pergunta como um poderoso instrumento de abertura, descoberta e autoconhecimento. Abordei também sobre a importância da intencionalidade da pergunta como...
Além do Cognitivo: Construindo Ambientes de Aprendizagem Emocionalmente Inteligentes
O conceito de inteligência é algo que vem se reinventando na história, e o termo inteligência cognitiva é o que obteve por muito tempo muito destaque. Ela tem como origem a palavra cognição, que é uma importante função psicológica atuante na aquisição do conhecimento...
O Impacto Transformador das Eletivas na Autonomia e Engajamento dos Estudantes
Quantas vezes já não nos questionamos o porquê de estarmos estudando uma determinada matéria na escola e não outra? As eletivas abrem essa possibilidade: uma quantidade determinada de aulas no período extracurricular que oferece ao aluno escolher o que quer aprender,...
Liderança e vulnerabilidade: O sétimo pilar da metodologia Electi
Nesse artigo trarei a perspectiva da facilitação para as lideranças a partir do pilar “Equilíbrio de poder” e da Vulnerabilidade, uma das ferramentas mais complexas e valiosas da facilitação. Falarei aqui como ambos podem apoiar os(as) líderes a atuarem de maneira...
Cursos
Curso CNV – Parte 1
A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.
Curso CNV – Parte 2
A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.
Curso CNV – Parte 3
A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.
Escuta ativa
Como criar conexões?
Nesse video falamos sobre como criar conexões genuínas, com dicas que podem ser utilizadas na hora de liderar equipes, formar grupos e estabelecer um ambiente saudável com as pessoas do seu convívio.
Escutar para conectar
Escutar para conectar pode ser entendido como o ato de ouvir e escutar o outro (e o seu próprio interior) de forma verdadeira, presente e atenta para assim, criar conexões para um relacionamento. Podemos definir a escuta ativa como o ato de escutar sem julgar; Escutar de fato o que a outra pessoa está compartilhando e demonstrar interesse no que está sendo dito. Isto permite ao facilitador colher informações importantes que poderão ser úteis para o processo. Também possibilita a formatação de perguntas que serão fundamentais para a reflexão e ação.
Faça parte da comunidade
Participe das Conversas e Trocas, e vamos juntos compartilhar conhecimento. Contribuir com a comunidadeBlog
O poder dos jogos e da gamificação
Acumular conhecimento sobre as relações e a natureza humana nos possibilita criar e melhorar as ferramentas comportamentais que temos ao nosso dispor. Sem uma reflexão ética de como usar essas novas capacidades, sem definir uma intenção e um objetivo que seja positivo...
Competências socioemocionais na promoção da Saúde mental
Não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma era de mudanças e que nos traz a necessidade de reformular muitas das premissas que temos e que não se adequam mais ao mundo de hoje. Uma dessas premissas é o cuidado com a “Saúde mental”; tema que está em voga nos...
A Arte de Perguntar: Dominando Tipos de Perguntas para Facilitação Eficaz
Tipos de perguntas usadas na facilitação No meu artigo anterior trouxe uma reflexão sobre a importância da pergunta como um poderoso instrumento de abertura, descoberta e autoconhecimento. Abordei também sobre a importância da intencionalidade da pergunta como...
Além do Cognitivo: Construindo Ambientes de Aprendizagem Emocionalmente Inteligentes
O conceito de inteligência é algo que vem se reinventando na história, e o termo inteligência cognitiva é o que obteve por muito tempo muito destaque. Ela tem como origem a palavra cognição, que é uma importante função psicológica atuante na aquisição do conhecimento...
O Impacto Transformador das Eletivas na Autonomia e Engajamento dos Estudantes
Quantas vezes já não nos questionamos o porquê de estarmos estudando uma determinada matéria na escola e não outra? As eletivas abrem essa possibilidade: uma quantidade determinada de aulas no período extracurricular que oferece ao aluno escolher o que quer aprender,...
Liderança e vulnerabilidade: O sétimo pilar da metodologia Electi
Nesse artigo trarei a perspectiva da facilitação para as lideranças a partir do pilar “Equilíbrio de poder” e da Vulnerabilidade, uma das ferramentas mais complexas e valiosas da facilitação. Falarei aqui como ambos podem apoiar os(as) líderes a atuarem de maneira...
As cinco etapas para montar uma boa facilitação
Facilitar pode ser muito simples para um educador com bastante experiência quando lhe entregamos o processo a ser facilitado já pronto, mas se montar a facilitação é parte integrante do processo, e parte primordial por ser o pontapé inicial da mesma, tão importante...
Metodologias Ativas: e por quê olhar para elas?
Não é de hoje que vemos pesquisas apontarem o fato de que o sistema de educação tradicional não está formando indivíduos prontos para enfrentarem um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo; e, em busca de alterarmos esse modelo já ultrapassado, vem...