Escolha uma Página

O poder dos jogos e da gamificação

Acumular conhecimento sobre as relações e a natureza humana nos possibilita criar e melhorar as ferramentas comportamentais que temos ao nosso dispor. Sem uma reflexão ética de como usar essas novas capacidades, sem definir uma intenção e um objetivo que seja positivo...

Competências socioemocionais na promoção da Saúde mental

Não é novidade para ninguém que estamos vivendo uma era de mudanças e que nos traz a necessidade de reformular muitas das premissas que temos e que não se adequam mais ao mundo de hoje. Uma dessas premissas é o cuidado com a “Saúde mental”; tema que está em voga nos...

A Arte de Perguntar: Dominando Tipos de Perguntas para Facilitação Eficaz

Tipos de perguntas usadas na facilitação   No meu artigo anterior trouxe uma reflexão sobre a importância da pergunta como um poderoso instrumento de abertura, descoberta e autoconhecimento. Abordei também sobre a importância da intencionalidade da pergunta como...

Além do Cognitivo: Construindo Ambientes de Aprendizagem Emocionalmente Inteligentes

O conceito de inteligência é algo que vem se reinventando na história, e o termo inteligência cognitiva é o que obteve por muito tempo muito destaque. Ela tem como origem a palavra cognição, que é uma importante função psicológica atuante na aquisição do conhecimento...

O Impacto Transformador das Eletivas na Autonomia e Engajamento dos Estudantes

Quantas vezes já não nos questionamos o porquê de estarmos estudando uma determinada matéria na escola e não outra? As eletivas abrem essa possibilidade: uma quantidade determinada de aulas no período extracurricular que oferece ao aluno escolher o que quer aprender,...

Liderança e vulnerabilidade: O sétimo pilar da metodologia Electi

Nesse artigo trarei a perspectiva da facilitação para as lideranças a partir do pilar “Equilíbrio de poder” e da Vulnerabilidade, uma das ferramentas mais complexas e valiosas da facilitação. Falarei aqui como ambos podem apoiar os(as) líderes a atuarem de maneira...

As cinco etapas para montar uma boa facilitação

Facilitar pode ser muito simples para um educador com bastante experiência quando lhe entregamos o processo a ser facilitado já pronto, mas se montar a facilitação é parte integrante do processo, e parte primordial por ser o pontapé inicial da mesma, tão importante...

Metodologias Ativas: e por quê olhar para elas?

Não é de hoje que vemos pesquisas apontarem o fato de que o sistema de educação tradicional não está formando indivíduos prontos para enfrentarem um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo; e, em busca de alterarmos esse modelo já ultrapassado, vem...

Exercícios Socioemocionais

O poder dos jogos e da gamificação

O poder dos jogos e da gamificação

Acumular conhecimento sobre as relações e a natureza humana nos possibilita criar e melhorar as ferramentas comportamentais que temos ao nosso dispor. Sem uma reflexão ética de como usar essas novas capacidades, sem definir uma intenção e um objetivo que seja positivo...

ler mais

Cursos

Curso CNV – Parte 1

A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.

ler mais

Curso CNV – Parte 2

A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.

ler mais

Curso CNV – Parte 3

A Comunicação Não Violenta é uma maneira de olhar e estar no mundo. Ela faz parte da base pedagógica da Electi e nos ajuda a mediar conflitos, cuidar das relações, aprender sobre nós e sobre as outras pessoas e a escutar e comunicar com empatia e honestidade.

ler mais

Como criar conexões?

Nesse video falamos sobre como criar conexões genuínas, com dicas que podem ser utilizadas na hora de liderar equipes, formar grupos e estabelecer um ambiente saudável com as pessoas do seu convívio.

ler mais

Escutar para conectar

Escutar para conectar pode ser entendido como o ato de ouvir e escutar o outro (e o seu próprio interior) de forma verdadeira, presente e atenta para assim, criar conexões para um relacionamento. Podemos definir a escuta ativa como o ato de escutar sem julgar; Escutar de fato o que a outra pessoa está compartilhando e demonstrar interesse no que está sendo dito. Isto permite ao facilitador colher informações importantes que poderão ser úteis para o processo. Também possibilita a formatação de perguntas que serão fundamentais para a reflexão e ação.

ler mais

Faça parte da comunidade

Participe das Conversas e Trocas, e vamos juntos compartilhar conhecimento.
Contribuir com a comunidade

Blog

O poder dos jogos e da gamificação

O poder dos jogos e da gamificação

Acumular conhecimento sobre as relações e a natureza humana nos possibilita criar e melhorar as ferramentas comportamentais que temos ao nosso dispor. Sem uma reflexão ética de como usar essas novas capacidades, sem definir uma intenção e um objetivo que seja positivo...

ler mais
As cinco etapas para montar uma boa facilitação

As cinco etapas para montar uma boa facilitação

Facilitar pode ser muito simples para um educador com bastante experiência quando lhe entregamos o processo a ser facilitado já pronto, mas se montar a facilitação é parte integrante do processo, e parte primordial por ser o pontapé inicial da mesma, tão importante...

ler mais

Metodologias Ativas: e por quê olhar para elas?

Não é de hoje que vemos pesquisas apontarem o fato de que o sistema de educação tradicional não está formando indivíduos prontos para enfrentarem um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo; e, em busca de alterarmos esse modelo já ultrapassado, vem...

ler mais
Share This